Paróquia

MARIA IMACULADA

Nosso carisma

Em 1958, o Parque Novo Oratório, bairro no qual está localizada a Cidade dos Meninos, contava com um número considerável de famílias, formadas em sua maioria por trabalhadores das indústrias da região, como a Rhodia, Pirelli, Firestone e outras indústrias automobilísticas.

O bairro, um novo loteamento do município de Santo André, contava apenas com iluminação feita por lamparinas, não tinha pavimentação e apresentava dificuldades de locomoção. Apesar dos recursos escassos, havia a preocupação de transmitir às crianças um conhecimento didático e também religioso.

Da esquerda para a direita: frei Mariano e frei Pio, anos 1960.

Com a ajuda de frei Mariano Scaini, que já acompanhava a realidade da nossa população, e a chegada de frei Pio Populin, vindo da Itália e a sua experiência com crianças órfãs do período pós-guerra, as iniciativas educacionais e religiosas começaram a se tornar realidade, principalmente para acolher meninos que moravam na rua.

Frei Pio realizou um projeto grandioso para a Cidade dos Meninos, incluindo teatro, cinema, piscina, campo de futebol e esportes, escola primária, escola profisisonal, oficinas especializantes, almoxarifado, cozinha com refeitório, moradias, parque, pomar, horta e uma Igreja. O desenho da Igreja mostrava uma construção sofisticada, bonita, semelhante a uma nave.

Maquete da Cidade dos Meninos, 1960.

Em 8 de dezembro de 1959, mesmo sem a Igreja, frei Pio Populin celebrou a primeira Missa com a participação das famílias da região, na Rua América do Sul. Surgia, assim, a Comunidade Maria Imaculada. Até 1965, as missas eram celebradas na Rua Batávia, em uma sala da Cidade dos Meninos.

Local onde foi celebrada a primeira Missa.

No projeto de frei Pio para a Instituição, também seria construído um convento, para abrigar os frades que trabalhariam neste Serviço. Com os desdobramentos na Província, foi preciso introduzir um seminário no local: o Seminário da Cidade dos Meninos.

Com a conclusão da obra, em 1967, as missas começaram a ser celebradas neste espaço. Com a proximidade entre a Comunidade e o Seminário, houve grande participação dos jovens e criou-se um forte elo entre a igreja e o povo.

Frei Luiz Favaron com crianças em frente ao Seminário da CM, 1967.

No ano de 1982, foi necessário entregar o prédio do Seminário para a implantação de um hospital. As celebrações passaram a ser realizadas em um salão adaptado, no próprio terreno da Cidade dos Meninos. Por escassez de verbas, não havia sido possível inicar o projeto da Igreja, conforme desenhado por frei Pio.

Diante do crescimento da Comunidade, era necessário providenciar um lugar definitivo para a construção da igreja.

Celebração de Santo Antônio no salão adaptado, anos 1980.

Construção da Igreja, 1989.

Após muito diálogo e aprovação na Prefeitura, frei Roberto Tóttoli concluiu que o local mais indicado seria a esquina da Rua Batávia com a Rua Fenícia. A Comunidade ficaria a 190 metros da Cidade dos Meninos, no mesmo quarteirão.

Com o auxílio de alguns benfeitores, familiares e da Ordem dos Frades Menores Conventuais da Província de Pádua (Itália), frei Roberto iniciou edificação da obra, em 1988.

À época, a Comunidade Maria Imaculada e a Cidade dos Meninos passaram a ser dirigidas por diferentes frentes, cada uma caminhando à sua maneira.

Em 10 de dezembro de 1989, a Capela Maria Imaculada celebrava a inauguração de seu novo espaço, que contou com o traslado da imagem de Maria Imaculada e a primeira Missa, com a participação de Dom Cláudio Hummes, então bispo de Santo André.

Em 6 de junho de 1993, Dom Cláudio também realizou a Consagração da nova Igreja.

Frei Roberto também encomendou ao artista italiano Gianni Parziale cinco obras que, em 3 de setembro de 1996, foram tombados como Patrimônio Cultural pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André (Comdephaapasa): “A Santa Ceia”, “O Cristo no Jardim das Oliveiras”, “O Cristo Crucificado”, “Vida, Martírio, Morte e Glorificação de São Maximiliano Kolbe” e a “Via Sacra”.

Gianni Parziale criou os painéis em diversos tamanhos, utilizando Técnica Mista, compensados de madeira naval preparados com estuque, resina para adesão das cores e diferentes tipos de materiais.

“Vida, Martírio, Morte e Glorificação de São Maximiliano Kolbe”, Gianni Parziale.

Frades da Província São Francisco de Assis durante Capítulo Provincial, 2021.

Ainda sob responsabilidade dos Frades Menores Conventuais, a Capela Maria Imaculada foi erigida a Paróquia no ano de 2019

No Capítulo Provincial de 2021, a Província São Francisco de Assis decidiu novamente aproximar as duas realidades, Paróquia Maria Imaculada e Cidade dos Meninos, cuja motivação de ambas é a mesma desde a sua fundação: ser um Serviço Franciscano de Evangelização.

Meditante o dinamismo de frei Rafael Gomes da Silva e de frei Josemar Bertes Machado, a Cidade dos Meninos e a Paróquia Maria Imaculada tornaram a estreitar relações, reatando seu propósito fundacional de construir um mundo onde as pessoas tenham vida digna e compromisso como Irmãos.

A Cidade dos Meninos tem novamente uma Comunidade para vivenciar a fé e a Paróquia Maria Imaculada tem um Serviço Franciscano de Evangelização para realizar os seus gestos concretos.

Grupo do Centro da Juventude na Paróquia Maria Imaculada, 2022.

...

Lúcio Américo

temática

QUADRIENAL

Neste quadriênio, a Província São Francisco de Assis será inspirada pela parábola do Bom Samaritano, que nos ensina sobre a compaixão: o Samaritano tira sua veste para cobrir o caído, mostrando que a compaixão passa pelo resgate da dignidade e pela igualdade.

Durante esses quadro anos, somos convidados a mergulhar na Palavra de Deus e a sermos Bons Samaritanos.

Como bem nos recorda a relação de São Francisco de Assis para com o Leproso, “aquilo que me parecia amargo, converteu-se em doçura da alma e do corpo.” (Testamento 3)

footer